Categorias



Pesquisa para mapeamento do Perfil de Saúde

21/05/2021 - Atualizado por: Gabriel - Categoria: Geral - Tags: pesquisa issem-saúde

O Issem está realizando uma pesquisa para mapear o Perfil de Saúde dos beneficiários (titulares e dependentes) visando a coleta de dados para a implementação de melhores estratégias de prevenção e promoção da saúde!

Acesse e participe: Clique aqui para acessar a pesquisa!

Elaboramos um FAQ (Perguntas mais frequentes) sobre a pesquisa:

 
O QUE É O “PERFIL DE SAÚDE”?
O perfil de saúde (ou perfil epidemiológico) é um estudo feito para identificar o quadro geral de saúde de uma população específica, neste caso, nossos beneficiários do Issem-Saúde. Esse estudo é o primeiro passo para a criação de programas de medicina preventiva. O maior objetivo é identificar os principais problemas de saúde que existem ou que podem surgir em determinados grupos de usuários (por exemplo: grupo de servidores de obras, professores, profissionais da saúde, e assim por diante).

Afinal, a medicina preventiva tem a função de prevenir o surgimento de doenças, antes mesmo de pensar em tratamento. Com o levantamento do perfil de saúde, os gestores têm mais informações para planejar as ações que serão tomadas durante os programas.
 
COMO SERÁ FEITA A PESQUISA?
O perfil de saúde é elaborado por meio da aplicação de questionário (online e, em casos específicos, presencialmente), perguntando ao beneficiário e aos dependentes sobre o seu estado atual de saúde, hábitos de vida, doenças prévias e histórico familiar, por exemplo.

A pesquisa online será através do Google Formulários. O link será informado no site e nas redes sociais do Issem e através da comunicação interna da PMJS, a partir do dia 1º de junho.

A pesquisa presencial será realizada em casos específicos e previamente agendada. Os entrevistadores serão os médicos e a enfermeira do Issem, sempre identificados por crachá, com o nome e a matrícula. Para executar o trabalho, será usado questionário em papel, smartphone ou notebook.

Todos os dados coletados ajudarão a definir que ações em saúde e quais participantes devem ser priorizados.
 
MINHAS INFORMAÇÕES ESTARÃO SEGURAS?
Sim! Por lei, as informações prestadas são sigilosas. Nenhuma resposta será divulgada individualmente. Estas informações também não podem ser usadas para fins comerciais ou como prova em processo de qualquer natureza. As respostas individualizadas de cada entrevistado não serão compartilhadas com outras instituições governamentais, empresas, entidades ou pessoas físicas. O acesso a esses dados será restrito aos profissionais do Issem que atuam na pesquisa.

Para tal, o Issem dispõe de boa infraestrutura tecnológica e segue padrões rígidos de segurança e controle de acesso às informações, em conformidade com o disposto em nossa Política de Segurança da Informação (PSI) e na lei Nº 13.709, de 14 de agosto 2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
 
A PESQUISA SERÁ POR AMOSTRAGEM?
Não. Todos os beneficiários do Issem-Saúde (titulares e dependentes) deverão responder a pesquisa. Quanto mais pessoas participarem, maior a confiabilidade e melhores serão os resultados para todos.
 
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA?
  • Orientar o desenvolvimento de programas de saúde preventiva;
  • Melhorar a assertividade das ações de prevenção e promoção da saúde;
  • Prever custos e planejar a redução do impacto das despesas;
  • Promover ações alinhadas com as necessidades de nossos beneficiários;
  • Contribuir com a melhora da saúde e da qualidade de vida das pessoas.
Atuar de forma preventiva é uma ótima maneira de reduzir custos, tanto para o Issem-Saúde quanto para os seus beneficiários, pois, como já se sabe, prevenir é melhor - e mais barato - que remediar!

Entre as ações que podem ser aplicadas com base nas informações desta pesquisa, estão os programas de atenção primária em saúde, grupos de controle de peso, oficinas de qualidade de vida, palestras, workshops e ginástica laboral.

Traçar o perfil de saúde não é uma tarefa fácil e rápida, mas é muito importante para aumentar a efetividade das ações de prevenção e promoção da saúde. Desta forma, as ações podem focar nos problemas de forma pontual, facilitando o trabalho dos profissionais e contribuindo para a melhoria da sua saúde.

PARTICIPE E AJUDE A MELHORAR CADA VEZ MAIS O ISSEM-SAÚDE!

 







Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900