Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o issem.com.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies
Buscando tornar-se referência nacional como modelo de gestão e excelência na administração da seguridade social, o Issem tem realizado diversas melhorias em seus processos. Nesse sentido, aderiu ao processo eletrônico, como forma de automatizar, agilizar e simplificar seus trâmites processuais.
Com a publicação da Instrução Normativa nº 003/2022, o Instituto se junta a outros órgãos públicos adotando o meio eletrônico como o canal oficial para tramitação de processos administrativos.
O processo eletrônico tem como objetivos: ampliar a sustentabilidade ambiental através da eliminação total do uso do papel; promover a utilização de meios eletrônicos para a realização de processos administrativos com segurança, transparência e economicidade; valorizar o servidor público municipal, oferecendo-lhe ferramentas mais ágeis e que simplificam a sua rotina de trabalho e; possibilitar que, mesmo de maneira não presencial, o cidadão consiga interagir, obter e compartilhar informações, demandar e ser demandado de maneira menos burocrática.
A tramitação de processos de forma eletrônica ocorrerá por meio do Sistema de Tramitação Eletrônica de Processos – e-CIGA e a implantação se dará de forma gradativa com início em outubro deste ano, devendo estar totalmente concluída em janeiro de 2026, quando todos os processos tramitarão unicamente por meio eletrônico.