Proteja-se contra o câncer de pele e saiba reconhecer os sinais da doença
09/12/2015 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Geral - Tags: dicas saudeO câncer de pele é o tipo mais comum entre todos os tipos de câncer. E a principal causa é a exposição desprotegida ao sol. “A melhor maneira de se prevenir é evitar a exposição ao sol entre 10 horas e 16 horas, usar filtro solar com fator de proteção 30 ou maior, reaplicando a cada duas ou três horas e ao sair da água”, orienta Dr. Elimar Gomes, Dermatologista do Núcleo de Câncer de Pele do A.C.Camargo Cancer Center e Presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).
A proteção deve ser complementada com uso de óculos de sol, de camiseta, de chapéu, de guarda-sol. E nunca se expor ao bronzeamento artificial. Os cuidados devem ser redobrados no caso de pessoas que têm pele clara, olhos claros, muitas pintas, histórico familiar de câncer de pele, dificuldade para ficar bronzeadas e facilidade para ter queimaduras solares. Essas pessoas devem consultar o dermatologista regularmente.
Há dois tipos de câncer de pele: carcinomas e melanoma. Os carcinomas surgem em forma de carocinhos avermelhados, perolados, brilhantes ou de feridas. Geralmente, têm crescimento lento e as chances de sucesso no tratamento são bastante altas quando o diagnóstico é inicial.
Já o melanoma é menos comum. Porém, mais agressivo, pois pode se espalhar rapidamente para outras partes do corpo em um processo chamado metástase. “O melanoma aparece como pinta escura muito irregular ou com várias cores na mesma pinta”, afirma Dr. Elimar. O tratamento também tem maiores chances de sucesso se o diagnóstico for feito precocemente.
Uma das maneiras de se manter atento ao possível surgimento do câncer de pele é fazer autoexame, seguindo a regra ABCD para avaliar a aparência da pinta.
A – Assimetria: a metade da pinta não “casa” com a outra metade.
B – Bordas irregulares: as pintas são dentadas, chanfradas, com sulcos.
C – Coloração: a coloração não é a mesma em toda a pinta, há diferentes tons de marrom, preto e, às vezes, azul, vermelho ou branco.
D – Diâmetro: a pinta é maior que 5 mm (0,5 cm)
Diante de qualquer um desses sinais, deve-se procurar um especialista imediatamente.
Fonte: Dr. Elimar Gomes, Dermatologista do Núcleo de Câncer de Pele do A.C.Camargo Cancer Center e Presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM). CRM 103972.
|
Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963
Para mais informações, acesse o site