Categorias



Saiba como funciona a doação de plaquetas

03/07/2014 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

A doação de sangue é ato solidário muito importante. Para um centro oncológico como o A.C.Camargo,  por exemplo, manter os estoques do Banco de Sangue condizentes com a demanda é fundamental.

É muito comum entre pacientes oncológicos, em função da doença e do tratamento a que são submetidos, situações severas de baixa na contagem de plaquetas, um dos componentes do sangue responsável pela coagulação. Por essa razão, além de contar com a doação tradicional de sangue total, o Banco de Sangue também precisa de doadores de plaquetas. Vale ressaltar que diferentemente dos glóbulos vermelhos cujo material armazenado tem validade de cerca de 40 dias, as plaquetas valem apenas por cinco dias.

Em relação à doação de sangue total, a de plaquetas exige do doador um pouco mais de disponibilidade de tempo. O procedimento dura cerca de uma hora e meia.  Os critérios para doar plaquetas são iguais aos exigidos para doadores de sangue total. Entre eles, idade entre 18 e 60 anos, peso superior a 55 quilos e boas condições de saúde. No dia da doação, a pessoa deve estar bem alimentada, mas não pode ter ingerido comidas gordurosas, nas quatro horas que antecedem o procedimento, e bebidas alcoólicas, nas 12 horas. Além disso, a pessoa não deve ter feito uso de aspirina ou anti-inflamatórios nos cinco dias anteriores ao procedimento.

 

Agende sua doação

Para doar plaquetas para o Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center, basta comparecer na Rua Professor Antônio Prudente 211, Liberdade -  São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou aos sábados, das 8h às 15h, munido de documento de identidade com foto. Para sua comodidade, você pode agendar a doação pelo telefone 2189-5000, ramal 2233.

Fonte: Dr. Rafael Colella - Diretor do Banco de Sangue do A.C. Camargo Cancer Center, CRM 30.942 e Dra. Sandra Kayano - Médica Hematologista do Banco de Sangue do A.C. Camargo Cancer Center, CRM 66.959

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br