Categorias



Sempre é tempo de se cuidar

04/02/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Geral - Tags: dicas saude

Início de ano é tempo de fazer novos planos e, para muitos, relaxar: férias do trabalho e dos estudos. Mas reserve um tempo para colocar em dia as consultas médicas e exames. Para as mulheres que tiveram uma agenda apertada durante o ano que passou, vale a pena verificar se a visita anual ao ginecologista não está atrasada e aproveitar um pouco do tempo livre para esta importante medida em prol da saúde.

Com diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento do câncer podem ser de 90%. Confira as dicas a seguir.

Câncer de mama

Ser mulher e envelhecer estão entre os principais fatores de risco do câncer de mama. Reposição hormonal, início da menstruação em idade muito jovem, menopausa depois dos 50 anos, gravidez em idade tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica também podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A mamografia anual é o exame mais eficiente para rastreamento e diagnóstico precoce de tumores na mama. A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é para mulheres a partir dos 40 anos de idade e, no caso de histórico de câncer na família, pode ser antecipada conforme indicação médica.

Câncer de colo do útero

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Por isso, para se prevenir, é fundamental o uso de preservativo em qualquer relação sexual. Outra medida importante com vistas à prevenção é tomar a vacina anti-HPV antes do início da vida sexual. O Papanicolau é o principal exame diagnóstico da doença, capaz de identificar lesões pré-malignas.

Câncer de ovário

Apesar da baixa incidência, o câncer de ovário é o mais temido entre todos os tipos doenças oncológicas femininas. Isso porque seu diagnóstico precoce é dificultado por apresentar sintomas inespecíficos na fase inicial e, ao mesmo tempo, acometer uma região de difícil visualização. Por essa razão, é fundamental consultar o ginecologista regularmente. Além disso, é importante controlar o peso e praticar regularmente atividade física.

Câncer de endométrio

O endométrio é uma película que reveste a parte interior do útero. Toda vez que a mulher menstrua, o endométrio se descola e é expelido. Um dos sinais do câncer de endométrio – tipo de doença oncológica mais comum em mulheres com idade superior a 60 anos – pode ser sangramento na fase da menopausa. O fator de risco mais importante para o desenvolvimento da doença é a obesidade. Portanto, controlar o peso é uma das principais formas de prevenção da doença.

 

Fonte: Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center, CRM 97051 e

Dr. Renato Cagnacci Neto, Titular do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center, CRM 120186

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br