Será que é hora de procurar um oftalmologista?
23/07/2012 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saudeDe acordo com a Dra. Martha Motono Chojniak, Diretora do Departamento de Oftalmologia do Hospital A.C.Camargo, é preciso visitar o oftalmologista regularmente, independentemente de qualquer sintoma. “A consulta deve ser anual para pessoas que apresentam problemas ou que ultrapassaram a faixa dos 40 anos”, diz.
Além disso, vale ficar atento e buscar avaliação desse profissional em caso de coceira nos olhos, lacrimejamento ou dificuldade para focalizar imagens. No caso de crianças e adolescentes, a médica alerta para que os pais estejam atentos a queixas de dor de cabeça e vista cansada, que podem estar ligadas a doenças nos olhos.
Entre as principais doenças que podem atingir os olhos estão miopia (dificuldade de enxergar de longe); hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto); astigmatismo (problema causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, lente natural do olho humano, fazendo com que os raios luminosos sejam desviados de maneira incorreta, deixando a imagem fora de foco); catarata (mais comum a partir dos 50 anos, acontece quando o cristalino perde a transparência, dificultando a visão); glaucoma (mais comum a partir dos 40 anos, causada pela diminuição da drenagem do humor aquoso, uma substância encontrada dentro do globo ocular, que aumenta a pressão intraocular e causa lesões ao nervo óptico); conjuntivite (inflamação viral ou bacteriana da conjuntiva, membrana que reveste o globo ocular); presbiopia ou vista cansada (dificuldade em enxergar de perto, comum a partir dos 40 anos, quando o cristalino perde seu poder de refração e de elasticidade).
E para cuidar bem da visão, a Dra. Martha recomenda:
Fonte: Dra. Martha Motono Chojniak Diretora do Departamento de Oftalmologia do Hospital A.C.Camargo. CRM 63175. |
Para mais informações, acesse o site