Categorias



Será que é hora de procurar um oftalmologista?

23/07/2012 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Será que é hora de procurar um oftalmologista?

De acordo com a Dra. Martha Motono Chojniak, Diretora do Departamento de Oftalmologia do Hospital A.C.Camargo, é preciso visitar o oftalmologista regularmente, independentemente de qualquer sintoma. “A consulta deve ser anual para pessoas que apresentam problemas ou que ultrapassaram a faixa dos 40 anos”, diz.

Além disso, vale ficar atento e buscar avaliação desse profissional em caso de coceira nos olhos, lacrimejamento ou dificuldade para focalizar imagens. No caso de crianças e adolescentes, a médica alerta para que os pais estejam atentos a queixas de dor de cabeça e vista cansada, que podem estar ligadas a doenças nos olhos.

Entre as principais doenças que podem atingir os olhos estão miopia (dificuldade de enxergar de longe); hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto); astigmatismo (problema causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, lente natural do olho humano, fazendo com que os raios luminosos sejam desviados de maneira incorreta, deixando a imagem fora de foco); catarata (mais comum a partir dos 50 anos, acontece quando o cristalino perde a transparência, dificultando a visão); glaucoma (mais comum a partir dos 40 anos, causada pela diminuição da drenagem do humor aquoso, uma substância encontrada dentro do globo ocular, que aumenta a pressão intraocular e causa lesões ao nervo óptico); conjuntivite (inflamação viral ou bacteriana da conjuntiva, membrana que reveste o globo ocular); presbiopia ou vista cansada (dificuldade em enxergar de perto, comum a partir dos 40 anos, quando o cristalino perde seu poder de refração e de elasticidade).

 

Cuide de sua visão

E para cuidar bem da visão, a Dra. Martha recomenda:

  • Não use colírios sem prescrição médica, mesmo aqueles ditos “naturais”.
  • Lave bem os olhos todos os dias. Essa dica é ainda mais importante para as mulheres, para evitar que substâncias químicas dos produtos de maquiagem atinjam os olhos.
  • Se você trabalha com computador, a cada uma hora, faça um intervalo de cinco minutos e mantenha uma distância de 50 cm do monitor.
  • Pessoas sensíveis à luminosidade e aos raios ultravioleta devem usar óculos escuros de boa qualidade.
  • Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza e ao uso continuado dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante.

Fonte: Dra. Martha Motono Chojniak

Diretora do Departamento de Oftalmologia do Hospital A.C.Camargo. CRM 63175.

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br

 








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br