Categorias



Sintonizado com o Novembro Azul

06/11/2014 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Mês é dedicado à luta contra o câncer de próstata

 

Novembro Azul, mundialmente conhecido como Movember – junção de moustache (bigode) e november –, esse é o nome da campanha internacional voltada à conscientização sobre o câncer de próstata, doença oncológica de maior incidência entre a população masculina.

Na luta contra a doença, o diagnóstico precoce é fundamental porque aumenta as chances de sucesso do tratamento, informa Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, Diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center. Os principais exames para detectar sinais do câncer são o clínico (toque retal) e o laboratorial (dosagem do antígeno prostático específico, mais conhecido como PSA).

O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial e, de forma geral, acomete homens com idade superior a 60 anos. Por essa razão, a partir dos 50 anos o homem deve consultar anualmente o médico urologista. No entanto, homens que apresentam casos na família têm mais risco de desenvolver a doença e o acompanhamento com urologista deve começar mais cedo – por volta dos 45 anos.

Além da hereditariedade, outros fatores que aumentam o risco da doença são alimentação rica em gordura e vida sedentária. Inclusive, trabalhos científicos com grandes populações apontam os benefícios da atividade física no combate ao câncer de próstata.

 

Fonte: Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, Diretor do Núcleo de Urologia do A.C. Camargo Cancer Center, CRM 80.506

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br