Categorias



Uso de preservativo é a principal forma de prevenção contra o HPV neste Carnaval

05/02/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Geral - Tags: dicas saude

O vírus HPV é encontrado em mais de 99% dos casos de câncer de colo do útero, segundo Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center. Além disso, está relacionado ao desenvolvimento do câncer de ânus, vulva, pênis, boca e garganta.

Por ser uma doença sexualmente transmissível (DST), o HPV merece atenção sempre, redobrando os cuidados em épocas festivas, como o Carnaval. “A forma mais eficaz de prevenção do câncer de colo do útero é evitar doenças sexualmente transmissíveis por meio do uso de preservativo e realizar anualmente o exame de Papanicolaou. A vacina contra o HPV deve ser aplicada em meninos e meninas a partir dos 9 anos de idade, antes de iniciarem a vida sexual”, orienta o especialista.

Diagnóstico precoce

O fato de ser portadora do vírus HPV não significa necessariamente que a mulher terá câncer. Há outros fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença oncológica: tabagismo, má alimentação, baixa imunidade, comportamento sexual e uso de pílula anticoncepcional.

O tratamento das lesões precursoras do câncer de colo do útero tem maiores chances de sucesso, desde que elas sejam detectadas em fase inicial, quando não costumam apresentar sintomas. Com o avanço da doença, podem surgir sinais como sangramento vaginal, corrimento e dor.

Previna-se

Usar preservativo nas relações sexuais é um cuidado que ajuda a prevenir o HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

As mulheres devem tomar vacina anti-HPV antes de iniciar a vida sexual e visitar o ginecologista regularmente para a realização de exame Papanicolau a partir dos 21 anos de idade ou do terceiro ano após a primeira relação sexual.

Os meninos também devem ser vacinados contra o HPV antes de iniciar a vida sexual, embora o sistema público de saúde distribua gratuitamente só para as meninas.

Adotar alimentação saudável, não fumar, praticar atividades físicas regularmente e controlar o peso são medidas que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer.

 

Fonte: Dr. Glauco Baiocchi Neto, Diretor do Núcleo de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center, CRM 97051

 

 

Dr. Ademar Lopes - Responsável Técnico - CRM SP 21092

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br