Categorias



Você sabe o que é endometriose?

14/03/2014 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

O endométrio é uma mucosa que reveste a parte interna do útero. Toda vez que a mulher menstrua, o endométrio se descola e é expelido pela vagina. A endometriose acontece quando parte dessa mucosa se implanta em regiões fora do útero, devido a uma falha do sistema imunológico da mulher em combater esse processo.

Segundo Dr. Levon Badiglian Filho, titular do Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center, o risco de endometriose existe a cada menstruação, portanto, é uma doença que pode atingir mulheres de qualquer idade, a partir da menarca (primeira menstruação). Entre os principais sintomas estão dor pélvica intensa durante a menstruação, que pode ser confundida com a cólica menstrual e dor nas relações sexuais ou ao evacuar.

Dependendo de sua localização e extensão, a endometriose pode causar infertilidade. Portanto, é importante na presença de qualquer sintoma, a investigação realizada pelo ginecologista. Para isso, o médico conta com exame clínico, auxiliado por recursos de imagem, como ressonância e ultrassom. A confirmação apenas é possível por intermédio de biópsia por laparoscopia ou cirurgia aberta, procedimentos cuja necessidade deve ser avaliada pelo ginecologista.

A primeira opção de tratamento para endometriose é medicamentosa, com uso de contraceptivos ou anti-inflamatórios. “A cirurgia é uma opção se a paciente não responder bem aos medicamentos”, diz Dr. Levon. O tratamento é personalizado, levando em consideração as características da mulher. O especialista alerta que a endometriose está entre os fatores de risco para o câncer de ovário e o ginecologista também deve levar isso em conta ao apresentar as opções de tratamento a sua paciente.

Fonte: Dr. Levon Badiglian Filho

Titular do Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center, CRM 94.536.

 

Dr. Jarbas J. Salto Jr. - Responsável Técnico - CRM SP 62963

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br