Categorias




Código Cultural

Publicado por Josiane em 01/10/2020, atualizado por Josiane em 01/10/2020 - Categoria: Informativos e cartilhas

CÓDIGO DA CULTURA ISSEM
 
PROPÓSITO:
Buscar a excelência sempre. Nossa cultura foca em nos ajudar a alcançar a excelência.
 
VALORES E PRINCÍPIOS: Sustentabilidade: Buscamos a sustentabilidade econômica exercendo uma gestão estratégica e eficiente. Praticamos o “Agir Sustentável” para garantir a correta utilização dos recursos públicos e o direito dos servidores, aposentados e pensionistas ao acesso aos benefícios previdenciários, assistenciais e de saúde - a curto, médio e longo prazo.
 
A alta liderança se compromete em absoluto com a implementação de boas práticas de governança.
 
Nosso modelo de governança corporativa abrange três eixos de gestão que se inter-relacionam na busca pela sustentabilidade: governança, risco e conformidade.
 
Responsabilidade: Temos a responsabilidade de bem servir, de valorizar as pessoas, de prestar um ótimo atendimento e de ser claro e transparente na comunicação.
 
Responsabilizamo-nos pelos impactos de nossas decisões e atividades, sempre adotando um comportamento ético, agindo com transparência e levando em consideração as expectativas das pessoas que dos nossos serviços dependem.
 
Temos o compromisso de atuar como verdadeiros agentes multiplicadores dos valores organizacionais e de alicerçar nossas ações em nosso código cultural.
 
Estamos constantemente envolvidos em ações relacionadas às temáticas sociais, familiares, econômicas e de saúde, fomentando a educação da seguridade social, o que não se confunde com assistencialismo, e sim com total comprometimento do Instituto com sua função social, razão primeira para a sua existência.
 
Simplicidade: Usamos a simplicidade como diretriz de qualquer ação. Como valor que direciona nossas relações e processos.
 
Buscamos constantemente a simplificação dos processos de trabalho com a finalidade de facilitar a operação e a gestão, propiciar que as atividades de padronizar, sistematizar e informatizar sejam efetivas, e facilitar o acesso das pessoas aos serviços prestados pelo Issem.
 
Entendemos que simplificar está diretamente relacionado com facilitar. Quanto mais simples, mais fácil, melhor. Isso é melhoria contínua. Hoje melhor do que ontem. Amanhã melhor do que hoje.
 
Transparência: A transparência sempre foi um dos valores mais estimulados no Issem, que inclusive tem estabelecido em lei o princípio da Gestão Transparente. 
Manter seus servidores, segurados, associados, dependentes e assistidos bem informados sobre os resultados e os acontecimentos relacionados ao Instituto através de uma comunicação eficiente e acessível a todos, leva-nos a aprimorar continuamente nossas ações comunicacionais. 

Respeito: No Issem, nós valorizamos, vivenciamos e respeitamos a igualdade e a diversidade. Aqui, acreditamos que a melhor forma de combater a discriminação de qualquer natureza é praticar o respeito.
 
Tratamos todos de maneira igual independentemente de status, cargo ou função; Respeitamos as opiniões, concordando ou não com elas; Assumimos e corrigimos nossos erros; Exercemos a empatia, damos o exemplo e oferecemos o nosso melhor em tudo que fazemos.
 
Qualificação: Acreditamos que é por meio do treinamento e desenvolvimento das pessoas que o Instituto alcançará os resultados pretendidos.
 
Para estimular o desenvolvimento dos servidores, o Issem oferece experiências de aprendizados que acontecem não apenas com treinamentos, mas principalmente no dia a dia, com um ambiente profissional que oportuniza o relacionamento entre diferentes áreas e cargos.
 
Além disso, damos às pessoas oportunidades de se desenvolverem entregando a elas grandes desafios para trabalhar, delegando atividades e aumentando a responsabilidade individual.
 
Incentivamos o autoaperfeiçoamento das pessoas através da experiência prática, observação, introspecção, leitura e discussão.
 
GESTÃO PARTICIPATIVA
As informações estratégicas são transparentes e acessíveis para que cada servidor se torne responsável pelos resultados do Instituto.
 
O envolvimento dos segurados, beneficiários e assistidos, bem como a sua participação na gestão do Issem são incentivados e considerados requisitos essenciais para a sustentabilidade organizacional.
 
DIÁLOGO COM OS USUÁRIOS E A SOCIEDADE
Utilizamos o site do Issem, o Portal do Beneficiário, o Portal do Credenciado e as Redes Sociais para informar e facilitar o acesso aos avisos, orientações e legislação vigente.
 
Mantemos um diálogo permanente com os usuários e a sociedade através de diversos canais de comunicação, onde as pessoas podem encaminhar suas demandas, dúvidas, reclamações, denúncias, elogios, etc.
 
Temos uma equipe encarregada de ler as mensagens que chegam e respondê-las de maneira ágil e objetiva. Também encaminhamos as demandas aos setores responsáveis para, se necessário, a tomada de providências.
 
Além disso, aproveitamos os relatórios produzidos por nossos canais de comunicação para aprimorar os serviços e a administração do Issem, analisando as manifestações e acolhendo aquelas que forem pertinentes.
 
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Buscamos constantemente manter uma equipe qualificada para atender às necessidades dos usuários dos nossos serviços.
 
Para nós, atender as pessoas com qualidade significa tratá-las bem, com cortesia, nunca prometer o que não podemos cumprir, fazer o que estiver ao nosso alcance, ouvir as reclamações e encaminhá-las a uma solução, nos colocarmos no lugar do outro e dar tempo para que as pessoas expliquem o que desejam.
 
Entendemos que um atendimento de excelência exige um interesse genuíno pelas pessoas e nos dá a oportunidade de aproximar e estreitar os relacionamentos, prática que vem sendo cada vez mais valorizada e incentivada.
 
COMUNICAÇÃO
Somos concisos e articulados em fala e escrita. Praticamos a escuta ativa e procuramos entender antes de reagir. Mantemos a calma mesmo em situações estressantes. Fornecemos feedback sincero, útil e oportuno aos colegas – para cima, para baixo e para todo o Instituto.
 
RELACIONAMENTO COM NOSSOS SERVIDORES
Política de Portas Abertas: a alta liderança está sempre disposta a ouvir o servidor, o que possibilita a sua contribuição permanente para a melhoria do clima e dos processos operacionais e estratégicos.
 
Liberdade Acompanhada: o servidor tem autonomia para desempenhar suas funções e
Aprimorá-las, sempre com apoio, mentoria, e acompanhamento da chefia.
 
Liderança: treinamos e incentivamos as lideranças para atuarem como líderes desenvolvedores de pessoas e facilitadores de processos.
 
Reuniões Mensais: são realizadas para que o Instituto reitere seus valores, informe sobre o andamento das ações planejadas, compartilhe as conquistas e resultados, reconheça os destaques, aponte as falhas; direcione, alinhe e mobilize a equipe para os desafios futuros.
 
CELEBRAÇÃO E AGRADECIMENTO
Com a grande importância que é dada às pessoas, ao alinhamento e a busca comum pelo alcance de objetivos e metas, as conquistas são sempre celebradas, fazendo parte da cultura do Issem.
 
Aqui temos o hábito de comemorar coletivamente momentos marcantes, sejam eles no âmbito pessoal ou organizacional. Nosso lema é: “Celebre o que você quer ver acontecer mais vezes”.
 
Além do Celebrar, também nos preocupamos com o Agradecer. Nós reconhecemos o esforço da equipe em prol dos resultados atingidos. Elogiamos um trabalho bem feito. Parabenizamos quando os prazos são cumpridos. Enaltecemos as soluções criativas.
 
CUIDADO COM AS PESSOAS
A segurança e o bem-estar caminham lado a lado. Neste sentido, o Issem executa diversas medidas para preservar a saúde de seus servidores, como o estudo ergonômico do trabalho, exames médicos periódicos, ginástica laboral e apoio às campanhas de prevenção por meio da conscientização, como Outubro Rosa, Setembro Amarelo e Novembro Azul.
 
COMPORTAMENTOS VALORIZADOS
Para que o Issem seja continuamente conduzido por princípios e valores éticos, todos que atuam em seu nome são regidos por um código de conduta com diretrizes claras para o comportamento esperado dos servidores, em consonância com os valores organizacionais. Então: 
– Nós questionamos ações inconsistentes com nossos valores: queremos que todos se ajudem a viver os valores e se responsabilizem por serem modelos.
 
– Inspiramos os outros com a nossa sede de excelência: queremos ser exemplos de organização, engajamento e competência.
 
– Nos importamos intensamente com nossos membros e com o sucesso do Issem: somos comprometidos com toda a equipe, com os objetivos do Instituto e com os interesses dos usuários dos nossos serviços.
 
– Focamos nos resultados ao longo do processo: queremos que nossas ações estejam alinhadas aos objetivos estratégicos, para assim entregarmos resultado no tempo certo e da forma certa.
 
– Arranjamos tempo para ajudar os colegas: compartilhamos informações de forma aberta e proativa, e os novos colegas recebem todo o apoio necessário para serem eficazes.






Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br